Notícias do mundo CD, TS, TV

Loading...
Loading...

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

II Conferência Estadual LGBT do RS e a 15ª Parada Livre de Porto Alegre

Nos dias 21 e 22 de outubro, sexta e sábado Porto Alegre realiza a II Conferência Estadual LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul visando elaborar propostas que serão levadas à Conferência Nacional LGBT, que será realizada em dezembro, em Brasília, assim como escolher os delegados que irão representar o Rio Grande do Sul.


A Conferência está sendo realizada pela Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos, com apoio da sociedade civil organizada e iniciará nesta sexta-feira, 21 às 13h no City Hotel, em Porto Alegre (Rua José Montaury, 20). A cerimônia de abertura está prevista para as 19h30min e contará com a presença da Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário; do Governador Tarso Genro e do Secretário de Justiça e Direitos Humanos Fabiano Pereira.

Entre os temas que serão debatidos estão a saúde LGBT, Educação, Juventude, Esportes, Segurança Pública, combate à violência, enfrentamento ao machismo e ao racismo, sistemas de justiça, trabalho e geração de renda, combate à miséria, previdência social, desenvolvimento social, meio ambiente, Direitos Humanos, Relações Exteriores, Poder Legislativo, Participação Social e Comunicação Social.

15ª Parada Livre de Porto Alegre

No domingo, 23, ocorrerá a 15ª edição da Parada Livre, tradicional manifestação cultural e política que acontece todos os anos no entorno do parque da Redenção, com início previsto para as 14hs.


O evento começa a partir das 14h no parque da Redenção, (no estacionamento da rótula da rua Setembrino, próximo ao Espelho d'Água) onde   haverá um palco que concentrará os artistas, militantes e autoridades que se manifestarão antes da saída da Parada Livre, às 17h, com oito trios elétricos que percorrerão as ruas Oswaldo Aranha, José Bonifácio, João Pessoa e retorna para a rua Setembrino. Após o retorno, mais shows e DJs esperam o público para uma grande festa até às 22h.

O tema da Parada Livre de 2011 é "Derrubando Cercas, Ampliando Territórios", como forma de chamar a atenção para o reiterado movimento de algumas "autoridades" do terceiro ou quarto escalão municipal no sentido de retirar a Parada de seu tradicional local, que é o Parque da Redenção, ou Parque Farroupilha, bem como da intenção de provocarem o cercamento do parque, num atentado contra a liberdade de ir e vir e  usando para isso, de maneira preconceituosa, a criminalização das práticas sexuais de homossexuais e travestis, historicamente acostumados a usarem o Parque como ponto de encontro.

A Parada é uma organização de um coletivo de ONGs de Porto Alegre, onde estão a Igualdade, Nuances, SOMOS, SAJU da UFRGS, LBL e Outra Visão, além de contar com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal.

============================================================
O texto desta postagem é adaptado do release oficial, postado no blog do SOMOS, sendo que os comentários sobre o tema da Parada são de autoria e responsabilidade exclusivas da autora deste blog.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

16ª Parada LGBT do Rio - Copacabana

No domingo passado, 09 de outubro de 2011, aconteceu a 16ª Parada LGBT do Rio de Janeiro, na Praia de Copacabana. 

Este ano, o tema escolhido foi "SOMOS TODOS IGUAIS PERANTE A PAZ",  como forma de criticar e chamar a atenção para a violência sofrida pela população LGBT. Como sempre, várias autoridades presentes e lideranças LGBT de diversas partes do Brasil.

A autora deste blog, Luisa Stern se fez presente, no trio elétrico das travestis e transexuais, a convite da companheira Majorie Marchi, na condição de ativista da ONG Igualdade-RS, que trabalha pela defesa dos direitos de travestis, transexuais, da população LGBT e dos Direitos Humanos no seu sentido mais amplo.

Segue o slideshow com as fotos que tirei no dia da Parada: